Após divulgar as atrações do dia de abertura, o 26° Festival Mix Brasil divulgou hoje (1) a sua programação oficial, que contará com 110 filmes nacionais e internacionais, além das atrações que envolvem teatro, música, literatura, laboratório audiovisual, conferência e o BIG MIX Jam 4Diversity – 1º Game Jam da Diversidade. 

Panorama Internacional

O 26° Mix Brasil exibirá longas de diretores e atores consagrados que fizeram parte da seleção oficial de importantes festivais internacionais, como Berlim, Toronto, Sundance, Cannes e Locarno. Inéditos em São Paulo, os destaques são “A Pé Ele Não Vai Longe“, novo filme do cineasta Gus Van Sant, com Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Jack Black; “Colette” de Wash Westmoreland, protagonizado por Keira Knightley; “Um Garoto como Jake” de Silas Howard; “Conquistar, Amar e Viver Intensamente“, de Christophe Honoré; e “Skate Kitchen“, de Crystal Moselle.

Importantes filmes também terão sua première durante o evento, como “Meus Dias de Compaixão” de Tali Shalom Ezer; “O Príncipe Feliz” de Rupert Everett; “Nós, os Animais“, de Jeremiah Zagar, que prêmio NEXT em Sundance; “Loucas Noites com Emily” de Madeleine Olnek; “Mapplethorpe” de Ondi Timoner;”Eva+Candel” de Ruth Caudeli com a atriz Silvia Varon, ambas estarão na sessão.

Também integram a programação internacional os filmes “Ela é Ganda“, de PJ Raval, que levou o Prêmio do Público de Melhor Documentário no Inside Out Toronto e o Prêmio do Júri no Outfest; “Marilyn“, de Martín Rodríguez Redondo, premiado como Melhor Filme no Queer Lisboa; “As Filhas do Fogo“, de Albertina Carri, vencedor do Melhor Filme no BAFICI; “Obscuro Barroco“, de Evangelia Kranioti, que recebeu o Teddy Award Especial do Júri no Festival de Berlim; e “Tucked“, de Jamie Patterson, que angariou o Prêmio do Público de Melhor Ficção no Outfest.

Retrospectiva

Além do panorama internacional, o Festival Mix deste ano revisita obras de importantes realizadoras do cinema mundial com a Retrospectiva Pioneirismo Lésbico na Direção, exibindo filmes de Monika Treut, Barbara Hammer, Pratibha Parmar e Adélia Sampaio. A lista de filmes da retrospectiva conta com obras como “Evidentiary Bodies“, “Nitrate Kisses“, “Amor Maldito“, “Female Misbehavior” e “A Place of Rage“.

Longas Brasileiros

Já na seleção de longas brasileiros, o Festival Mix apresenta a maior seleção de sua história, com 20 títulos ao todo, divididos entre a Mostra Competitiva e o Panorama Brasil. Os selecionados que concorrerão ao Coelho de Ouro são: “45 Dias Sem Você“, de Rafael Gomes; “Bixa Travesty“, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; “Ilha“, de Ary Rosa e Glenda Nicácio; “Inferninho” de Guto Parente e Pedro Diógenes; “Lembro Mais dos Corvos“, de Gustavo Vinagre; “O Segredo de Davi“, de Diego Freitas; “O Sussurro do Jaguar“, de Simon(é) Jaikiriuma Paetau e Thais Guisasola; “Sócrates“, de Alex Moratto; “Sol Alegria“, de Tavinho Teixeira; e “Tinta Bruta“, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon.

Os filmes que irão integrar o Panorama Brasil são: “Abrindo o Armário“, de Dario Menezes e Luis Abramo; “Alfredo Não Gosta de Despedidas“; de André Medeiros Martins, “Construindo Pontes“; de Heloisa Passos, “Copa 181“; de Dannon Lacerda, “Fabiana“, de Brunna Laboissière; “O Que Resta“, de Fernanda Teixeira; “Paraíso Perdido“, de Monique Gardenberg; “Rogéria – Senhor Astolfo Barroso Pinto“, de Pedro Gui; “SuperPina: Gostoso é Quando a Gente Faz!“; de Jean Santos, e “Ursinho” de Stéphane Olijnyk.

Curtas Brasileiros

E, como de costume, o Mix também apresentará sua seleção de curtas-metragens, que serão divididos nos temas “Afetos Familiares“, “Boy Fugaz“, “Eternamente Soul“, “Fetiche: Free Your Mind“, “Meninas Mistério“, “Resistir para Existir“, “Sampa“, “Território/Territórios“, além da tradicional sessão “Crescendo com a Diversidade“, voltada para o público infantil. Serão exibidos 39 curtas, sendo 16 em competição.

As demais informações sobre a programação do 26° Festival Mix Brasil podem ser conferidas no site do evento: www.mixbrasil.org.br.

O 26° Festival Mix Brasil acontece de 15 a 25 de novembro, em São Paulo, com entrada gratuita.

Imagem de Capa: “Bixa Travesty”