Entramos no último mês de 2017 e é hora de montar a lista de melhores do ano, mas antes mesmo disso, os cinéfilos já estão se preparando para os filmes que entrarão em circuito comercial no próximo ano.

E pensando nisso, resolvemos listar os filmes que merecem uma atenção a mais e que já possuem suas estreias confirmadas para 2018.

Listamos 50 filmes que, de alguma forma, estarão nas rodas de conversas dos admiradores da sétima arte, como os fortes candidatos ao Oscar 2018, os filmes elogiados em festivais internacionais e blockbusters que vão gerar enormes expectativas no grande público.

Claro que ainda podem surgir gratas surpresas para o próximo ano, pois ainda teremos toda a temporada de premiações norte-americana e os grandes festivais que acontecem ainda no primeiro semestre, como Sundance, Berlim e Cannes. Além dos filmes que surgem sem nenhuma expectativa e que ganham notoriedade, tal como aconteceu com “Corra!” (Get Out) neste ano.

O mercado nacional de distribuição pode ser uma bagunça, mas ainda assim conseguimos ter uma ideia do que realmente pode esterar nos cinemas brasileiros em 2018.

Portanto, desfrutem da nossa lista, que conta com, além de apostas, filmes que já assistimos e recomendamos.

E pra vocês, quais são os filmes mais aguardados de 2018?

50 | Maze Runner: A Cura Mortal, de Wes Ball

Sinopse: Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo Cruel, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no Cruel? Talvez a verdade seja ainda mais terrível, uma solução mortal, sem retorno.

49 | Aquaman, de James Wan

Sinopse: [Ainda não divulgada]

48 | Três Anúncios Para um Crime, de Martin McDonagh

Sinopse: Após o assassinato de seu filho, uma mãe jura vingança e justiça para quem cometeu o crime. Cercando o trabalho da polícia local, ela não se conforma com a falta de evidências de que o crime será solucionado. Ela toma, então, uma decisão radical: contratar uma gangue de pistoleiros para que encontrem e dêem cabo das pessoas que mataram seu herdeiro.

47 | Zama, de Lucrecia Martel

Sinopse: Adaptação do romance “Zama”, de Antonio Di Benedetto, onde Dom Diego de Zama, funcionário da coroa espanhola que serve em um pequenino povoado nos confins da colônia, aguarda ansioso sua transferência para a cidade de Buenos Aires.

46 | Antes Que Tudo Desapareça, de Kiyoshi Kurosawa

Sinopse: Narumi Kase (Masami Nagasawa) não está vivendo bem com seu marido Shinji Kase (Ryuhei Matsuda). Um dia, Shinji Kase desaparece. Ele volta alguns dias depois, mas parece uma pessoa totalmente diferente. Shinji Kase é agora gentil e terno. Ele vai passear todos os dias. Enquanto isso, uma família é brutalmente assassinada e ocorre um fenômeno inexplicável. O jornalista Sakurai (Hiroki Hasegawa) cobre a história da família assassinada. Shinji Kase diz a sua esposa que ele veio à Terra para invadir.

45 | A Melhor Escolha, de Richard Linklater

Sinopse: Trinta anos após servirem juntos no Vietnã, o ex-marinheiro Larry “Doc” Shepherd (Steve Carell) se reúne com seus velhos amigos, Sal Nealon (Bryan Cranston) e o reverendo Richard Mueller (Laurence Fishburdne), para enterrar seu filho, um jovem marinheiro morto na guerra do Iraque.

44 | Venom, de Ruben Fleischer

Sinopse: [Ainda não divulgada]

43 | Jogador Nº 1, de Steven Spielberg

Sinopse: O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação. Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS – uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas. E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do OASIS escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna – e um poder muito grande – aquele que conseguir desvendá-los.

42 | X-Men: Fênix Negra , de Simon Kinberg

Sinopse:  [Ainda não divulgada]

41 | Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott

Sinopse: O sequestro do herdeiro John Paul Getty III, neto de 16 anos do magnata do petróleo americano John Paul Getty (Christopher Plummer). Desesperada a mãe de John, Gail Harris (Michelle Williams), pediu ajuda financeira ao avô do menino, que recusou. Os sequestradores então decidem enviar à imprensa uma orelha do menino para obrigar a família a acelerar o pagamento do resgate, no valor de 3 milhões de dólares.

40 | Aniquilação, de Alex Garland

Sinopse: Uma bióloga (Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, local isolado da civilização em que as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, colegas que somem e um animal mortal, ao mesmo tempo em que procura por pistas relacionadas ao desaparecimento do seu marido (Oscar Isaac).

39 | O Destino de Uma Nação, de Joe Wright

Sinopse: Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a alemanhã Nazista que pode significar o fim de anos de conflito.

38 | O Terceiro Assassinato, de Hirokazu Koreeda

Sinopse: Shigemori (Masaharu Fukuyama) é um advogado de elite. Ele é obrigado a defender o caso de assassinato de Mikuma (Koji Yakusho). Mikuma tem um registro criminal de um assassinato ocorrido há 30 anos. Mikuma também confessa a acusação de homicídio e ele enfrenta a sentença de morte, mas Shigemori começa a ter dúvidas sobre a culpa de Mikuma.

37 | Creed II, de Sylvester Stallone

Sinopse: [Ainda não divulgada]

36 | Esplendor, de Naomi Kawase

Sinopse: Misako escreve versões de filmes para deficientes visuais. Durante uma exibição, ela conhece Nakamori, um fotógrafo mais velho que, lentamente, está perdendo a visão. Quando Misako descobre as fotografias de Nakamori, essas imagens irão, estranhamente, levá-la de volta ao seu passado. Juntos, os dois vão aprender a enxergar o mundo radiante que, antes, estava invisível aos olhos dela.

35 | Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, de Dee Rees

Sinopse: Baseado no livro de Hillary Jordan, o longa se passa após a Segunda Guerra Mundial e segue uma mulher que se muda com o marido para a fazenda dele no Mississipi. Dois veteranos da guerra, um negro e um branco, vão trabalhar no local que ainda é regido pelas Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros.

34 | Homem-Formiga e a Vespa, de Peyton Reed

Sinopse: [Ainda não divulgada]

33 | The Post – A Guerra Secreta, de Steven Spielberg

Sinopse: Um encobrimento escandaloso que abrangeu quatro mandados presidenciais dos Estados Unidos força a primeira editora jornalística do país (Meryl Streep) e um editor difícil de trabalhar (Tom Hanks) a juntarem forças numa batalha sem precedentes entre os jornalistas e o governo.

32 | O Motorista de Táxi, de Hun Jang

Sinopse: O filme retrata a história sobre um motorista de táxi, que acidentalmente foi para Gwangju em 1980, em meio a Revolta Democrática de 18 de maio contra o regime militar.

31 | Western, de Valeska Grisebach

Sinopse: O filme é descrito como a história de um duelo moderno entre um homem e seu rival, e foi filmado em locações da Bulgária durante o verão de 2015.

30 | Réquiem Para Sra. J, de Bojan Vuletić

Sinopse: Drama sobre a transição econômica do país, as pessoas que sempre trabalharam honestamente e não conseguiram se adaptar e lidar com os novos tempos. A história segue as vidas de quatro mulheres pertencentes a várias gerações diferentes: uma mãe, suas duas filhas e sua sogra. O personagem principal, Sra. J, depois de perder seu emprego, não tem meios para sustentar sua família. Sua filha mais velha está grávida e sua filha mais nova está atravessando um período complicado da puberdade. A sogra está em silêncio, não se comunicando com ninguém.

29 | 120 Batimentos por Minuto, de Robin Campillo

Sinopse: Retrato íntimo do grupo de ativistas do Act Up, grupo de apoio a pessoas com aids, no início da década de 1990.

28 | O Sacrifício do Cervo Sagrado, de Yorgos Lanthimos

Sinopse: Steven (Colin Farrell) é um cardiologista conceituado que é casado com Anna (Nicole Kidman), com quem tem dois filhos: Kim (Raffey Cassidy) e Bob (Sunny Suljic). Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin (Barry Keoghan), um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.

27 | Jurassic World: Reino Ameaçado, de J. A. Bayona

Sinopse: [Ainda não divulgada]

26 | The Square – A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund

Sinopse: Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação. Entre as tentativas para isso, ele decide contratar uma empresa de relações públicas para fazer barulho em torno do assunto na mídia em geral. Mas, inesperadamente, isso acaba gerando diversas consequências infelizes e um grande embaraço.

25 | Em Pedaços, de Fatih Akin

Sinopse: A vida de uma mulher de repente implode quando seu marido e filho são mortos em um atentado a bomba alegadamente perpetrado por neonazistas.

24 | X-Men: Os Novos Mutantes, de Josh Boone

Sinopse:  Cinco jovens mutantes, ainda descobrindo seus poderes, lutam para fugir dos seus pecados do passado e para se salvarem, enquanto são mantidos contra sua vontade numa instalação psiquiátrica.

23 | Loveless, de Andrei Zvyagintsev

Sinopse: Zhenya e Boris, um casal separado no meio de um divórcio desagradável, encontraram ambos novos parceiros e estão ansiosos para começar uma nova vida, mesmo que isso signifique abandonar o filho deles de 12 anos, Alyosha. Mas depois de ver uma das suas brigas desagradáveis, Alyosha desaparece.

22 | Happy End, de Michael Haneke

Sinopse: Calais, França. Georges Laurent (Jean-Louis Trintignant) é o patriarca da família, que está preso em uma cadeira de rodas. Sua filha Anne (Isabelle Huppert) ainda mora com ele, enquanto que seu filho Thomas (Matthieu Kassovitz) acaba de retornar para a casa do pai, junto com a esposa e a filha Eve (Fantine Harduin), cuja mãe faleceu recentemente. Entre eles existe uma intensa incomunicabilidade, que faz com que todos levem a vida segundo seus interesses pessoais.

21 | Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson

Sinopse: No glamour de Londres dos anos 50, o renomado costureiro Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) e sua irmã Cyril (Lesley Manville) estão no centro da moda britânica, vestindo a realeza, estrelas de cinema, herdeiros, socialites, debutantes e damas com o distinto estilo da Casa de Woodcock. Mulheres vem e vão na vida de Woodcock, entregando inspiração e companhia ao solteiro, até que ele encontra a jovem e opiniosa Alma (Vicky Krieps), que logo se torna um acessório em sua vida como sua musa e amante. Uma vez “controlado”, ele vê sua vida minuciosamente planejada ser interrompida pelo amor.

20 | Era Uma Vez Brasília, de Adirley Queirós

Sinopse: Em 1959, o agente intergaláctico WA4 é preso por fazer um loteamento ilegal e é lançado no espaço. Recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República, Juscelino Kubitschek, no dia da inauguração de Brasília. Sua nave perde-se no tempo e aterrissa em 2016 em Ceilândia. Essa é a versão contada por Marquim do Tropa, ator e abduzido. Só Andreia, a rainha do pós-guerra, poderá ajudá-los a montar o exército para matar os monstros que habitam hoje o Congresso Nacional. Este é um documentário gravado no ano 0 P.G. (Pós Golpe), no Distrito Federal e região.

19 | Pantera Negra, de Ryan Coogler

Sinopse: Depois de ser educado nas melhores escolas europeias e dos EUA, T’Challa volta para assumir a liderança da nação africana Wakanda. Sob sua orientação, o pequeno país torna-se uma das nações mais ricas e avançadas de todo o planeta. Durante uma cerimônia de iniciação de seu povo, o Pantera Negra ingeriu uma erva mística – reservada aos reis -, que lhe conferiu poderes sobre-humanos, tais como sentidos aguçados, força, velocidade e resistência acima dos níveis normais. É um exímio ginasta e acrobata, além de conhecer artes marciais africanas e ser um excelente rastreador.

18 | Viva – A Vida é Uma Festa, de Lee Unkrich

Sinopse:  A trama será ambientada em uma das datas mais importantes e comemorada no México, o Dia dos Mortos, onde todos os moradores comemoram os parentes e amigos que faleceram.

17 | Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor

Sinopse: Um professor de natação infantil (Daniel de Oliveira) é acusado por Alex (Luiz Felipe Mello), um de seus alunos, de lhe ter dado um beijo na boca no vestiário. A acusação toma proporções gigantes graças ao uso da internet pela mãe do menino (Stella Rabelo) que pode acabar com a carreira de Rubens.

16 | O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues

Sinopse: Uma história que segue um século na vida dos Knieps, uma família austríaca de donos de circo.

15 | Artista do Desastre, de James Franco

Sinopse: Baseado no livro “The Disaster Artist: My Life Inside The Room”, de Greg Sestero e Tom Bissell, o longa, dirigido e estrelado por James Franco, vai tratar sobre o processo de produção do filme The Room, de 2003, considerado um dos piores longas da história do cinema.

14 | Tesnota, de Kantemir Balagov

Sinopse: 1998, Nalchik, cidade no sul da Rússia. Uma família está prestes a experimentar os momentos de maior tensão em toda a sua vida: um dos filhos, o mais novo, não voltou para casa junto com a noiva e não deixou nenhuma explicação. No dia seguinte, o recebimento de uma carta pedindo um alto resgate confirma o sequestro, e fará com que a família desista de todos os bens materiais para tê-los de volta.

13 | Lady Bird – É Hora de Voar, de Greta Gerwig

Sinopse: Sacramento, Califórnia, 2002. A estudante Lady Bird (Saoirse Ronan) está no último ano do colégio e não faz ideia do que fazer depois que se formar. A convivência com sua mãe, uma enfermeira, é sufocante. Tudo o que vai acontecendo na vida de Lady Bird só a deixa cada vez mais desnorteada.

12 | Sem Fôlego, de Todd Haynes

Sinopse: A história acompanha duas crianças, ambas surdas, uma em 1927 e a outra em 1977. Apesar do tempo que as separa, elas são conectadas por um mistério a ser resolvido.

11 | Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans

Sinopse: Vida e morte de um operário brasileiro. Road movie acompanhando dez anos da vida de Cristiano, que vive de cidade em cidade em busca de trabalho, perdendo amigos e namoradas, com a Vila Operária sendo seu ponto final.

10 | Solo: Uma História Star Wars, de Ron Howard

Sinopse: A história irá focar em como o jovem Han Solo se tornou o traficante, ladrão e canalha que Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi encontraram pela primeira vez na cantina de Mos Eisley.

09 | O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida

Sinopse: Um restaurante de classe média em São Paulo é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos. Entre a cruz e a espada, Inácio – o homem pacato, o chefe amistoso e cordial – precisa agir para defender seu restaurante e seus clientes dos assaltantes.

08 | Deadpool 2, de David Leitch

Sinopse: [Ainda não divulgada]

07 | Os Incríveis 2, de Brad Bird

Sinopse: Beto Pêra, também conhecido como Sr. Incrível, tem que cuidar do seu filho caçula Zezé, que ainda está desenvolvendo seus poderes, enquanto Helena salva o mundo.

06 | Visages, Villages, de Agnès Varda e JR

Sinopse: Agnès Varda e JR partem pelas estradas da França em busca de encontros espontâneos ou organizados. De carro e no caminhão especial de JR, longe das grandes cidades, eles combinam suas duas maneiras de chegar aos outros.

05 | Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino

Sinopse: Um romance súbito e poderoso que floresce entre um adolescente de 17 anos (Timothee Chalamet) e um convidado de verão (Armie Hammer), numa casa da Riviera Italiana.

04 | Projeto Flórida, de Sean Baker

Sinopse: Filme sobre um desorganizado grupo de garotos precoces que têm bastante senso de aventura e aproveitam as maravilhas da infância, enquanto seus pais estão trabalhando e passando por tempos difíceis.

03 | As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

Sinopse: Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

02 | Vingadores: Guerra Infinita, de Anthony Russo e Joe Russo

Sinopse: O maior e mais mortal confronto de todos os tempos. Os Vingadores e seus aliados Super Heróis devem se dispor a sacrificar tudo em uma tentativa de derrotar o poderoso Thanos antes que seu ataque de devastação e ruína dê um fim ao universo.

01| A Forma da Água, de Guillermo del Toro

Sinopse: Uma história de amor num mundo mágico e misterioso na América em 1963. Elisa é uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Quando Elisa se apaixona com a criatura, ela elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho. O mundo exterior do laboratório, no entanto, pode revelar-se mais perigoso para o homem anfíbio do que Elisa poderia ter previsto.