Foi divulgado que “A Favorita” (The Favourite, 2018), novo filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos, abrirá a 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, numa sessão para convidados no dia 17 de outubro, que acontecerá no Auditório Ibirapuera.

Vencedor do Grande Prêmio Especial do Júri e da Copa Volpi de Melhor Atriz para Olivia Colman no Festival de Veneza deste ano, “A Favorita” se passa no início do século 18, onde a Inglaterra está em guerra com a França. A frágil rainha Anne ocupa o trono, mas é sua amiga lady Sarah que governa o país. É quando chega à corte uma nova e ambiciosa serva, Abigail. A novata acaba se aproximando da monarca, e a amizade crescente entre as duas desperta a ira de Sarah — mas Abigail não vai deixar ninguém atrapalhar seus objetivos.

Yorgos Lanthimos já é um cineasta consagrado, seus últimos filmes foram premiados nos festivais de cinema mais importantes do mundo, como “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (2017), que recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes; e “O Lagosta” (2015), que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2015.

A Favorita” ainda não tem data de estreia prevista no Brasil.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro.