Faleceu em Uberlândia – MG, na madruga dessa quarta (10), em decorrência de um câncer, o ator, autor e diretor brasileiro Nelson Xavier, aos 75 anos de idade.

Nelson Xavier marcou forte presença na filmografia brasileira, tendo realizado trabalhos desde o fim dos anos 1950. Nelson, que nasceu em São Paulo em 1941, chegou a estudar Direito, mas logo se voltou para as artes, entrando para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo e posteriormente para a companhia Teatro de Arena. Por conta da amizade com Eduardo Coutinho, começou a atuar como jornalista e crítico cinematográfico e teatral.

Em 1978 realizou a direção de seu primeiro e único filme, chamado “A Queda“, filme que foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim. Nesse filme, Nelson contou com a parceria de Ruy Guerra na direção, com quem já tinha trabalhado anteriormente em “Os Fuzis” (1963) e em “Os Deuses e os Mortos” (1970).

Ao longo da carreira, Nelson realizou inúmeros trabalhos para a TV e para o cinema. Seu último filme, “Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta“, de Érico Campos Rassi, foi exibido no Festival do Rio do ano passado e rendeu ao ator um prêmio por sua atuação. A estreia do filme está prevista para o dia 25 de maio.

Nelson, que tinha sido diagnosticado com câncer de próstata no ano de 2004, deixou um grande legado para o audiovisual brasileiro, com inúmeros personagens clássicos que entraram para o imaginário popular.

Assista abaixo o trailer de “Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta“, filme em que Nelson interpreta um ex-pistoleiro aposentado, solitário e amargurado.

Descanse em paz, Nelson Xavier.