Em 2017 a Banda Black Rio completa 40 anos de atividades e, para celebrar essa data comemorativa, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo para produção de um documentário, que irá contar a trajetória da banda.

Banda Black Rio surgiu nos anos 1970, misturando o samba com o funk e com demais ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Artistas renomados como MosDef e a banda Incognito têm gravado suas músicas. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte da carreira do grupo.

Em 1977, a Banda Black Rio lançou o seu primeiro disco – Maria Fumaça – pela Warner Music. Em 1978, lançou pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum – Saci Pererê – foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganhou ainda mais força no mercado internacional. Após uma longa parada, a Black Rio foi retomada numa nova formação e em 2000, lançou o CD Movimento e em 2002 lançou na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio lançou seu 6º álbum – Super Nova Samba Funk. O disco foi produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação.

Em 2017 a banda está sendo homenageada pelo seus 40 anos de existência e a MF Produção & Distribuição está apoiando o projeto da campanha do documentário; aproveitando que também encabeça esse ano o lançamento do álbum, ambos em homenagem aos músicos e a história da banda.

O documentário contará com a direção de Tiago A. Neves.

Para saber mais da campanha e contribuir com o financiamento, basta acessar esse link.

A campanha segue até o dia 6 de agosto.