René Laloux (1929-2004) foi um dos grandes nomes da animação francesa de sua época, realizando um dos filmes mais aclamados do cinema de animação: “Planeta Fantástico” (1973). Mas antes de dirigir a sua mais cultuada obra, Laloux realizou alguns curtas, incluindo “Os Caracóis” (1965), e como foi em “Planeta Fantástico“, Laloux contou com a parceria do ilustrador Roland Topor (1938-1997), que era famoso na época por ter concebido o Mouvement Panique juntamente com Fernando Arrabal e Alejandro Jodorowsky em 1962.

Os Caracóis” surgiu à partir de um roteiro de Topor, onde um homem tenta de tudo para que sua hortas cresça, mas ela só começa realmente a dar resultado quando ele chora sobre ela. E assim, suas hortaliças ficam gigantes e atraem caracóis também gigantes, o que causa pânico entre as pessoas.

Assim como outros trabalhos de Laloux em parceria com Topor, “Os Caracóis” possui um forte tom surrealista misturado com uma certa morbidez. A animação em alguns momentos pode parecer truncada, mas causa o efeito necessário de absurdo que a obra pede, deixando o espectador incômodo até nos momentos mais tranquilos do filme. “Os Caracóis” recebeu inúmeros prêmios em festivais e preparou o mundo para a obra que a dupla realizaria depois com “Planeta Fantástico“, que por sinal muito do clima de “Os Caracóis“.

Agora, assista ao curta!