Voltamos com mais um Curta de Quarta, dessa vez com um filme que homenageia a mais mítica produtora de cinema do Brasil, a cultuada Belair.

O filme “A Miss e o Dinossauro” (2005), é dirigido por Helena Ignez, uma das figuras mais importantes do cinema brasileiro e que juntamente ao lado de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, fez parte da curta vida da Belair.

A Miss e o Dinossauro” compila imagens em super 8 dos bastidores da produtora, mesclando com cenas icônicas de alguns filmes que foram produzidos naquela época, como “Sem Essa, Aranha” (1970) e “Copacabana Mon Amour” (1970), ambos de Sganzerla; e também de “Cuidado Madame” (1970) e “A Família do Barulho” (1970), de Bressane. O curta ainda conta com uma narração em off da própria Helena Ignez, com gravações em áudio de Sganzerla, no qual fala sobre o processo criativo de seus filmes.

É um filme que resgata o espírito anárquico dos filmes da Belair, além de ser uma ode ao cinema marginal paulistano da década de 1960 e 1970. Um verdadeiro brinde aos apreciadores de obras tão únicas do cinema brasileiro.

Agora, curta o curta!