Aconteceu hoje (19) a premiação do Festival de Cannes 2018, que rendeu ao longa “Shoplifters“, de Hirokazu Koreeda, a cobiçada Palma de Ouro de Melhor Filme, prêmio máximo do Festival.

Na trama de “Shoplifters“, depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

O júri da 71ª edição do Festival de Cannes, presidido pela atriz Cate Blanchett, também concedeu prêmios aos filmes “3 Faces“, de Jafar Panahi; “Lazzaro felice“, de Alice Rohrwacher; “Ayka“, de Sergei Dvortsevoy; “Dogman“, de Matteo Garrone; “Cold War“, de Pawel Pawlikowski; Le livre d’image“, de Jean-Luc Godard; Cafernaüm“, de Nadine Labaki; e “BlacKKKlansman“, de Spike Lee.

Confira abaixo a lista completa de filmes premiados:

PALMA DE OURO
Shoplifters, de Hirokazu Koreeda

GRANDE PRÊMIO DO JÚRI
BlacKKKlansman, de Spike Lee

PRÊMIO DO JÚRI
Cafernaüm, de Nadine Labaki

PALMA DE OURO ESPECIAL
Le livre d’image, de Jean-Luc Godard

MELHOR DIREÇÃO
Pawel Pawlikowski, por Cold War

MELHOR ROTEIRO
3 Faces, de Jafar Panahi
Lazzaro Felice, de Alice Rohrwacher

MELHOR ATRIZ
Samal Yeslyamova, por Ayka

MELHOR ATOR
Marcello Fonte, por Dogman

CÂMERA DE OURO (para filmes dirigidos por estreantes)
GIRL, de Lukas Dhont

MELHOR CURTA-METRAGEM
All These Creatures, de Charles Williams

MENÇÃO ESPECIAL DO JÚRI PARA CURTA-METRAGEM
On the Border, de Shujun Wei