O mítico cineasta estadunidense John Waters divulgou a sua tradicional lista de melhores filmes do ano, que sempre fazem um belo e eclético apanhado do cinema a cada ano.

Na lista de filmes preferidos de Waters de 2017 encontram-se filmes que também estrearam no Brasil neste ano e outros que entrarão em cartaz somente no ano que vem, além de produções que figuraram somente em festivais e ficaram de fora do circuito comercial brasileiro.

A lista conta com “Em Ritmo de Fuga” (Baby Driver, 2017), de Edgar Wright – que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em julho; “Eu, Olga Hepnarová” (Já, Olga Hepnarová, 2016), de Petr Kazda & Tomáš Weinreb – que foi distribuído no Brasil pela Supo Mungam Films e estreou em fevereiro; “Nocturama” (2016), de Bertrand Bonello – que entrou no catálogo da Netflix; “Sem Fôlego” (Wonderstruck, 2017), de Todd Haynes – que chega aos cinemas brasileiros em 4 de janeiro de 2018; “Tom of Finland” (2017), de Dome Karukoski – que foi exibido durante o 25° Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade; dentre outros.

Confira a lista completa logo abaixo:

10 | Tom of Finland (2017), de Dome Karukoski

Sinopse: Biografia do artista visual Touko Valio Laaksonen, mais conhecido pelo seu nome artístico Tom of Finland. O filme traz a história do artista e como ele conseguiu alcançar sucesso com seus polêmicos desenhos de homens, quase sempre pelados e fazendo sexo, depois que deixou a Segunda Guerra Mundial e deu de cara com o preconceito.

09 | Roda Gigante (Wonder Wheel, 2017), de Woody Allen

Sinopse: A história se passa em Coney Island, Nova York, na década de 1950. Ginny (Winslet) é uma mulher casada com o operador de uma roda gigante (James Belushi), que fica entediada com o casamento e se apaixona pelo salva-vidas Mickey (Timberlake).

08 | Lady Macbeth (2016), de William Oldroyd

Sinopse: Katherine (Florence Pugh) está presa a um casamento de conveniência. Casada com Boris Macbeth (Christopher Fairbank), a jovem agora se vê integrante de uma família sem amor. É só quando ela embarca em um caso extraconjugal com um trabalhador da propriedade do marido que as coisas começam a mudar. Ela só não contava que isso iria desencadear vários assassinatos.

07 | O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies, 2017), de Barry Levinson

Sinopse: O enredo gira em torno de Bernard Madoff, um ex-consultor financeiro norte-americano que criou uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. Condenado por fraude, ele foi responsável por uma sofisticada operação, nomeada Esquema Ponzi, que é considerada a maior fraude financeira da história dos EUA.

06 | Bacalaureat (2016), de Cristian Mungiu

Sinopse: Romeo Aldea, um médico de meia-idade que vive numa pequena cidade montanhosa em Transilvânia, criou a filha Eliza com a ideia de que, uma vez que ela completasse 18 anos, ela iria deixar o país para estudar fora. O plano de Romeo está perto do êxito, já que Eliza ganhou uma bolsa para estudar psicologia no Reino Unido. Falta apenas a aprovação nos exames finais, uma formalidade. No dia antes do primeiro exame escrito, Eliza é agredida em um ataque que pode comprometer todo o seu futuro. Agora Romeo tem que tomar uma decisão. Existem maneiras de resolver a situação, mas nenhuma delas envolve a utilização dos princípios que ele, como pai, ensinou à filha.

05 | Sem Fôlego (Wonderstruck, 2017), de Todd Haynes

Sinopse: A história acompanha duas crianças, ambas surdas, uma em 1927 e a outra em 1977. Apesar do tempo que as separa, elas são conectadas por um mistério a ser resolvido.

04 | Nocturama (2016), de Bertrand Bonello

Sinopse: O filme vai acompanhar um grupo de jovens terroristas que coloca uma série de bombas em Paris e que se refugia numa loja da capital francesa onde assiste à consequência dos seus atos.

03 | The Strange Ones (2017), de Christopher Radcliff & Lauren Wolkstein

Sinopse: Dois irmãos estão caminhando através de uma remota paisagem americana. Mas acontecimentos misteriosos cercam a viagem, e o que parecia ser um período simples de férias, logo dá lugar a uma verdade mais complexa e mais sombria.

02 | Eu, Olga Hepnarová (Já, Olga Hepnarová, 2016), de Petr Kazda & Tomáš Weinreb

Sinopse: O filme mostra o ser humano por trás da assassina em massa sem glorificar ou minimizar o crime que ela cometeu. Guiado por suas cartas, nos aprofundamos na psique de Olga e testemunhamos o agravamento da sua solidão e alienação enquanto reconstruimos os eventos que levaram às suas ações desastrosas.

01 | Em Ritmo de Fuga (Baby Driver, 2017), de Edgar Wright

Sinopse: O jovem Baby (Ansel Elgort) tem uma mania curiosa: ele precisa ouvir músicas o tempo todo para silenciar o zumbido que perturba seus ouvidos desde um acidente na infância. Mesmo assim, o rapaz revela-se um motorista excelente, e começa a trabalhar para uma gangue de criminosos. Quando um assalto a banco não sai como planejado, ele cai na estrada em fuga.

Via: The Film Stage