Hoje (3/10) é o último dia para os países enviarem as suas produções para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrerem uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2017. A lista contabiliza 82 filmes, um número recorde desde que o prêmio foi criado em 1956.

Na regra da Academia, os filmes apresentados devem ter sido lançados comercialmente em seus respectivos países entre 1 de Outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016.

Ainda em outubro, a Academia deve lançar uma lista com os filmes elegíveis, para então, somente em janeiro ser anunciada uma lista com 5 selecionados na categoria. A cerimônia da 89° edição do Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2017.

Confira abaixo a lista dos filmes submetidos ao Oscar 2017, um guia para quem gosta de se aventurar por filmes de países que fogem do eixo cinematográfico habitual.

País: Afeganistão
Filme: Parting (2016)
Direção: Navid Mahmoudi

Sinopse: Dois jovens afegãos, Fereshteh e Nabi, estão apaixonados, mas Fereshteh tem que seguir seus pais e deixar o Afeganistão para encontrar refúgio no Irã. Nabi decide cruzar ilegalmente a fronteira, encontrar Fereshteh que vai levá-lo através da Turquia rumo à Europa e a uma vida melhor.

País: Albânia
Filme: Chromium (2015)
Direção: Bujar Alimani

Sinopse: Uma mãe solteira muda tem uma vida que está longe de ser fácil, no entanto, ela segue seu destino com dignidade e coragem. Seu filho de 15 anos de idade está tentando ser mais independente, mas ao fazê-lo, ele só complica a situação desagradável da família.

País: Argélia
Filme: The Well (2016)
Direção: Lotfi Bouchouchi

Sinopse: Ambientado durante a Guerra de Independência da Argélia. No filme, o exército francês circunda uma aldeia argelina, onde eles acreditam que um inimigo está sendo escondido.

País: Argentina
Filme: The Distinguished Citizen (2016)
Direção: Gastón Duprat & Mariano Cohn

Sinopse: Quando a realidade supera a ficção. Depois de recusar grandes e prestigiados prêmios em todo o mundo, o Sr. Mantovani, Prêmio Nobel de Literatura aceita um convite para receber o Título de Cidadão Ilustre de sua cidade natal na Argentina, que tem sido a inspiração para todos os seus livros. Acontece que aceitar este convite é a pior ideia de sua vida. Aguarde pelo inesperado quando você usou pessoas reais como personagens dos seus romances!

País: Armênia
Filme: Earthquake (2016)
Direção: Sarik Andreasyan

Sinopse: Leninakan, Armênia, União Soviética, 1988. Após o devastador terremoto de Spitak de 7 de dezembro, Konstantin Berezhnoy, um russo de 50 anos de idade e Robert Melkonyan, um armênio de 28, trabalham juntos para resgatar os sobreviventes desesperados.

 

País: Austrália
Filme: Tanna (2016)
Direção: Bentley Dean & Martin Butler

Sinopse: Em uma remota ilha do Pacífico, coberta de floresta tropical e dominada por um vulcão ativo, histórias da tribo Yakel, que falam de lealdade de uma irmã, de um caso de amor proibido e do pacto entre as velhas formas e o novo.

País: Áustria
Filme: Stefan Zweig: Farewell to Europe (2016)
Direção: Maria Schrader

Sinopse: Os anos de exílio na vida do famoso escritor judeu austríaco Stefan Zweig, a sua luta interior para a “atitude certa” para os eventos em guerra declarada na Europa e sua busca de um novo lar.
Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York e Petrópolis: quatro estágios na vida de Stefan Zweig, que apesar da vitalidade, natureza e hospitalidade não substituíram a casa dele. Um filme histórico visualmente deslumbrante sobre um grande artista, em um momento em que a Europa estava em fuga.

País: Bangladesh
Filme: The Unnamed (2016)
Direção: Tauquir Ahmed

Sinopse: O caixão de um trabalhador expatriado com a identidade falsificada aumenta a crise de identidade quando o cadáver de outra pessoa é encontrado dentro.

País: Bélgica
Filme: The Ardennes (2015)
Direção: Robin Pront

Sinopse: Em um assalto planejado por dois irmãos, Dave e Kenneth, as coisas não saem como esperadas e um deles fica para trás. Quatro anos depois, Kenneth é solto da prisão e muita coisa mudou. Seu irmão, Dave, tenta fugir do seu passado criminoso ao mesmo tempo em que pretende ajudá-lo. Mas com o tempo, os dois se veem presos em um explosivo triângulo amoroso, onde Kenneth quer ter sua ex-namorada de volta.

País: Bolívia
Filme: Carga Sellada (2015)
Direção: Julia Vargas Weise

Sinopse: Uma carga misteriosa de minerais supostamente tóxicos enviados ao planalto andino deixa toda a população do local em estado de alerta. O governo logo designa um experiente capitão da polícia em uma missão secreta para se livrar dos objetos, desviando o destino. Mas alguns contratempos podem transformar a missão em uma grande tragédia.

 

País: Bósnia e Herzegovina
Filme: Death in Sarajevo (2016)
Direção: Danis Tanovic

Sinopse: 28 de Junho de 2014, centenário do início da Primeira Guerra Mundial. Omer, o gerente do célebre Hotel Europa, considerado o melhor de toda Sarajevo, prepara sua equipe para receber uma delegação de adidos diplomáticos que pretendem assinar um tratado de paz e cooperação na data. O problema é que os funcionários do hotel não recebem salário há meses e ameaçam entrar em greve.

País: Brasil
Filme: Pequeno Segredo (2016)
Direção: David Schurmann

Sinopse: Baseado em fatos reais, Pequeno Segredo conta a emocionante história de uma menina e três mulheres que compartilham um segredo que mudará suas vidas. A pequena Kat sobreviveu a maior das tragédias em sua infância, a perda dos pais. Após sua adoção inicia um surpreendente caminho de aventuras. Agora na adolescência, Kat busca se encaixar à uma vida normal. Heloisa, a guardiã do segredo, é uma mãe dedicada que luta para manter a integridade e união de sua família, mas ela sabe que o futuro é imprevisível. A jovem Jeane descobre no amor, que as possibilidades são infinitas, mas não conta com destino, que tem seus próprios planos. Gillane é uma senhora que se tornou fria e solitária, ela é capaz de tudo para conseguir o que quer. Um dia o passado bate em sua porta e ela embarca em uma jornada para redescobrir o amor.

País: Bulgária
Filme: Losers (2015)
Direção: Ivaylo Hristov

Sinopse: Elena, Koko, Patso e Gosho são estudantes do ensino médio em uma pequena cidade. Eles são amigos inseparáveis que compartilham a crença de que são perdedores. Eles estão animados com a visita de uma famosa banda de rock. O evento sacode a cidade inteira dando origem a novos casos de amor, decepções e relacionamentos complicados.

País: Canadá
Filme: É Apenas o Fim do Mundo (2016)
Direção: Xavier Dolan

Sinopse: Longe de casa há doze anos, o escritor Louis (Gaspard Ulliel) vai ao encontro da mãe, da irmã, do irmão e da cunhada para informá-los que irá morrer em breve. No entanto, o roteiro da curta reunião, idealizado por Louis, sairá de seu controle assim que as mágoas, as memórias, as brigas e as lágrimas do passado começarem a ressurgir entre a família.

País: Chile
Filme: Neruda (2016)
Direção: Pablo Larraín

Sinopse: No final da década de 1940, um inspetor persegue o poeta chileno Pablo Neruda, ganhador de um Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.

País: Colômbia
Filme: Alias Maria (2015)
Direção: José Luis Rugeles

Sinopse: María, uma soldado de guerrilha de 13 anos, acompanha o nascimento secreto do bebê do comandante enquanto decide o que vai fazer com o bebê que carrega no ventre. Através de seus olhos, vemos a paisagem desolada do conflito armado na Colômbia.

País: Croácia
Filme: On the Other Side (2016)
Direção: Zrinko Ogresta

Sinopse: 20 anos atrás, Vesna mudou-se com a família para Zagreb, longe dos eventos que quase destruíram suas vidas. No entanto, uma chamada inesperada vai trazer de volta a memória de um segredo que ela tentou esconder todos esses anos.

País: Cuba
Filme: The Companion (2015)
Direção: Pavel Giroud

Sinopse: Em 1988, o governo de Cuba encaminhava pacientes com HIV para os centros de AIDS sob o regime militar. O filme narra a amizade entre Horácio Romero, um campeão de boxe cubano que falhou em um teste antidoping e que deve servir como um ‘acompanhante’ (eufemismo para a guarda) de Daniel, um paciente cheio de conflitos, no sanatório de Los Cocos, na periferia de Havana. A função real do acompanhante era informar às autoridades sobre os hábitos do seu respectivo paciente.

País: República Checa
Filme: Lost in Munich (2015)
Direção: Petr Zelenka

Sinopse: Em 1938, a Checoslováquia foi forçada a ceder humilhantemente um território graças às manobras do primeiro-ministro francês, Edouard Daladier. A descoberta do animal de estimação de Daladier, um papagaio africano, uma testemunha do Acordo de Munique e agora com 90 anos de idade, faz com que o pássaro seja um convidado do Instituto Cultural Francês. Numa conferência de imprensa o papagaio decide ‘falar’ livremente sobre o que realmente aconteceu durante as tentativas dos Aliados para apaziguar Hitler.
Assim começa esta comédia absurda e escandalosamente engraçada que habilmente une história europeia, política e cinema. É uma homenagem ao Dia e Noite, de François Truffaut, e mostra que, em política, como no cinema, a verdade e a mentira podem facilmente serem trocadas.

País: Dinamarca
Filme: Terra de Minas (2015)
Direção: Martin Zandvliet

Sinopse: Um grupo de jovens prisioneiros de guerra alemães são feitos os inimigos de uma nação, onde são agora obrigados a cavar 2 milhões de minas terrestres com as próprias mãos.

País: República Dominicana
Filme: Flor de Azúcar (2016)
Direção: Fernando Baez Mella

Sinopse: Um jovem camponês é forçado a fugir após matar involuntariamente um guarda abusivo. Depois de anos se escondendo em uma remota ilha de pesca, ele decide voltar ao seu campo e se reunir com sua esposa e filhas.

País: Egito
Filme: Clash (2016)
Direção: Mohamed Diab

Sinopse: Filme que se baseia nos protestos com manifestantes prós e anti-muçulmanos, que seguiram à deposição do então presidente do Egito, Mohamed Morsi, no dia 3 de julho de 2013.

País: Estônia
Filme: Mother (2016)
Direção: Kadri Kõusaar

Sinopse: Este filme de humor negro, mistério e crime se passa em uma pequena cidade da Estônia e gira em torno de Elsa, cuidadora em tempo integral de seu filho em coma, Lauri, e os moradores locais, que estão cheio de rumores sobre quem atirou em Lauri e por quê. Mas nesta cidade unida, onde todo mundo parece saber de tudo e de todos, exceto sobre o que está bem debaixo do seu nariz, esse misterioso e sombrio crime pode ficar sem solução.

País: Finlândia
Filme: The Happiest Day in the Life of Olli Mäki (2016)
Direção: Juho Kuosmanen

Sinopse: Olli Mäki teve uma grande oportunidade na vida. Ele foi o primeiro finlandês a lutar pelo campeonato mundial de boxe peso pena, mas perdeu a partida humilhantemente no segundo round por nocaute diante de um estádio lotado. Mesmo assim, ele chamou-o de o dia mais feliz de sua vida.

País: França
Filme: Elle (2016)
Direção: Paul Verhoeven

Sinopse: Michèle (Isabelle Huppert) é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.

País: Georgia
Filme: House of Others (2015)
Direção: Russudan Glurjidze

Sinopse: Duas famílias sobreviveram fisicamente a uma guerra “real”, mas são incapazes de construir uma nova vida em paz: a guerra continua na vida cotidiana porque o caos está dentro de seres humanos.

País: Alemanha
Filme: Toni Erdmann (2016)
Direção: Maren Ade

Sinopse: Winfried (Peter Simonischek) é um senhor que gosta de levar a vida com bom humor, fazendo brincadeiras que proporcionem o riso nas pessoas. Seu jeito extrovertido fez com que se afastasse de sua filha, Ines (Sandra Hüller), sempre sisuda e extremamente dedicada ao trabalho. Percebendo o afastameto, Winfried decide visitar a filha na cidade em que ela mora, Budapeste. A iniciativa não dá certo, resultando em vários enfrentamentos entre pai e filha, o que faz com que ele volte para casa. Tempos depois, Winfried ressurge na vida de Ines sob o alter-ego de Toni Erdmann, especialista em contar mentiras bem-intencionadas a todos que ela conhece.

País: Grécia
Filme: Chevalier (2015)
Direção: Athina Rachel Tsangari

Sinopse: No meio do Mar Egeu, seis homens viajando num iate luxuoso decidem jogar um jogo. Durante este jogo, coisas serão comparadas. Coisas serão medidas. Canções serão destruídas e sangues serão testados. Amigos se tornarão rivais e rivais ficarão furiosos. Mas no fim da jornada, quando o jogo acabar, o homem que ganhar será o melhor homem. E ele colocará no seu dedinho o anel da vitória: o Chevalier.

País: Hong Kong
Filme: Port Of Call (2015)
Direção: Philip Yung

Sinopse: Uma investigação de rotina acerca do assassinato de uma jovem prostituta logo toma um rumo inesperado e se transforma numa descida infernal ao lado mais obscuro do ser humano.

País: Hungria
Filme: Kills on Wheels (2016)
Direção: Attila Till

Sinopse: Zoli (Zoltán Fenyvesi), um jovem deficiente em cadeira de rodas, precisa de uma cirurgia porque tem um grave problema de coluna. A cirurgia custa muito dinheiro, e o seu pai que vive na Alemanha pode pagar, mas Zoli se recusa a aceitar dinheiro dele, porque ele deixou-o com sua mãe há muito tempo, mesmo antes de chegar a conhecê-lo. Com seu melhor amigo e companheiro também deficiente, Barbával (Ádám Fekete), eles passam seus dias normalmente até que conhecem um cara chamado Rupaszov (Szabolcs Thuróczy). Rupaszov é um cadeirante e aposentado, envolvido com a máfia. Os dois rapazes então começam a ajudar Rupaszov em seus crimes.

País: Islândia
Filme: Sparrows (2015)
Direção: Rúnar Rúnarsson

Sinopse: Ari (Atli Óskar Fjalarsson), um garoto de 16 anos, vive com sua mãe em Reykjavik e, de repente, é enviado de volta para a remota Westfjords para viver com seu pai, Gunnar (Ingvar E. Sigurdsson). Lá, ele tem que lidar com a difícil relação que tem com o pai, ao mesmo tempo em que encontra amigos de infância. Neste ambiente sem esperança e em declínio, Ari tem de encontrar o seu caminho.

País: Índia
Filme: Visaaranai (2015)
Direção: Vetrimaaran

Sinopse: Um grupo de imigrantes (Pandi, Murugan, Afsal e Kumar) são detidos pela polícia estadual local, são torturados e forçados a admitir um crime que não cometeram. Quando toda a esperança parece estar perdida, um policial de sua cidade natal fala em seus nomes na audiência para libertá-los. O policial pede um favor em troca.

País: Indonésia
Filme: Letters from Prague (2016)
Direção: Angga Dwimas Sasongko

Sinopse: Uma garota chamada Larasati tenta cumprir o último desejo de sua falecida mãe para entregar uma caixa cheia de cartas de seu passado a um senhor idoso que viveu em Praga.

País: Irã
Filme: The Salesman (2016)
Direção: Asghar Farhadi

Sinopse: Forçado a sair de seu apartamento devido a trabalhos perigosos em um prédio vizinho, Emad e Rana se mudam para um novo apartamento no centro de Teerã. Um incidente ligado ao anterior inquilino vai mudar drasticamente a vida do jovem casal.

País: Iraque
Filme: El clásico (2015)
Direção: Halkawt Mustafa

Sinopse: Alan e Gona estão se amando, mas o pai de Gona não vai aprovar a união porque acha que Alan não está à altura da filha. Assim, Alan cai na estrada com seu irmão, viajando de sua pequena vila iraquiana ao Estádio Bernabéu, casa do Real Madrid. O plano: encontrar Cristiano Ronaldo e ganhar a bênção do pai de Gona.

País: Israel
Filme: Sand Storm (2016)
Direção: Elite Zexer

Sinopse: Quando suas vidas inteiras se despedaçam, duas mulheres beduínas lutam para quebrar regras imutáveis, cada uma à sua própria maneira.

País: Itália
Filme: Fogo no Mar (2016)
Direção: Gianfranco Rosi

Sinopse: Capturando a vida na ilha italiana de Lampedusa, uma linha de frente na crise de migração europeia, o filme documentário de Gianfranco Rosi mostra o cotidiano daqueles que nasceram e foram criados na ilha e daqueles que chegam em busca de uma nova vida no local.

País: Japão
Filme: Nagasaki: Memories of My Son (2015)
Direção: Yôji Yamada

Sinopse: No Japão pós-Segunda Guerra Mundial, a parteira Nobuko resolve seguir em frente e vai ao túmulo do seu filho Koji que morreu, juntamente com milhares de outros, quando os norte-americanos lançaram uma bomba atômica sobre os civis no sul da cidade de Nagasaki. No entanto, ao retornar para casa, ela é visitada por uma aparição que continua a voltar, a fim de lamentar e relembrar com a mulher sobre o passado, a família, o afeto e a guerra.

País: Jordânia
Filme: 3000 Nights (2015)
Direção: Mai Masri

Sinopse: Uma jovem professora palestina dá à luz a seu filho em uma prisão israelense, onde ela luta para protegê-lo, sobreviver e manter a esperança.

País: Cazaquistão
Filme: Amanat (2016)
Direção: Satybaldy Narymbetov

Sinopse: Filme dedicado ao dia da memória das vítimas da repressão política. Uma história que se estende por três períodos do Cazaquistão, que liga as lutas de meados do século XIX contra os russos a dois episódios do século XX que giram em torno do destino do ex-preso político Ermukhan Bekmakhanov, que foi condenado a 25 anos de prisão por escrever livros históricos sobre o herói nacional do Cazaquistão Kenesary Kasymov e seu movimento de libertação nacional.

País: Kosovo
Filme: Home Sweet Home (2016)
Direção: Faton Bajraktari

Sinopse: Agron foi considerado desaparecido durante a guerra. Uma noite, ele voltou para casa. Isso choca sua família. Entre eles, surge uma pergunta: como eles vão contar aos outros sobre o seu regresso? Muitos projetos na sua aldeia têm se dedicado à sua “queda heroica”. Ele não pode sair em público, porque pode gerar problemas. A família dele já recebe ajuda financeira mensal como a família de um soldado morto, com o que pagam também empréstimos. Agora, Agron tem duas opções: sair em público ou esperar os projetos serem concluídos. Um mês passa e Agron ainda está recluso. Mas agora já tomou sua decisão.

País: Quirguistão
Filme: A Father’s Will (2016)
Direção: Bakyt Mukul & Dastan Zhapar Uulu

Sinopse: Depois de viver como imigrante nos EUA por 15 anos, Azat voa para o Quirguistão para a aldeia da sua família. Seu pai, Murat, morreu nos EUA há um ano. Era seu desejo ao morrer, pagar o dinheiro que devia para os moradores. Azat descobre a casa da família abandonada. Choro, o irmão mais novo de Murat, e seus parentes saíram há muito tempo. Apesar da maioria dos moradores não gostar dele. Um dia, Choro, que foi preso por causa de Murat, chega e a questão mais importante sobre a vontade de Murat está para ser decidida.

País: Letónia
Filme: Dawn (2015)
Direção: Laila Pakalnina

Sinopse: Filme ambientado por volta do início dos anos 1960, que segue o herói Janis (Antons Georgs Grauds), um ‘jovem pioneiro’ (versão soviética dos escoteiros) angelical vivendo em uma comunidade agrícola coletivizada chamada ‘Dawn’ na Letônia sob ocupação soviética. Doutrinado para acreditar no futuro utópico da abundância ilimitada prometida pelo Comunismo, Janis trai a embriaguez, o pai assassino (Vilis Daudzis) e adota o chefe político da fazenda Karlis (Wiktor Zborowski) como seu novo tio. Suas ações eventualmente têm repercussões trágicas, mas o sonho de um paraíso sem classes vive. Como Karlis diz com orgulho: ‘nós bolcheviques nunca choramos’.

País: Líbano
Filme: Um Grande Plano (2015)
Direção: Mir-Jean Bou Chaaya

Sinopse: Com a intenção de contrabandear drogas através das fronteiras, um reles traficante libanês maliciosamente manipula a opinião pública com a ajuda de um cineasta subestimado.

País: Lituânia
Filme: Seneca’s Day (2016)
Direção: Kristijonas Vildziunas

Sinopse: O ano é 1989, o último ano da era soviética em Vilnius. Um grupo de amigos funda a Fraternidade Seneca. Seu lema é: “Viva cada dia como se fosse o último”. Um triângulo amoroso rompe a comunhão, na hora em que a nação experimenta um sentido excepcional de comunidade através dos Países Bálticos. Vinte e cinco anos depois, o personagem principal, que parece ser acompanhado da boa sorte à primeira vista, está desiludido com ele mesmo. Ele traiu os ideais da sua juventude e se tornou um observador frio da vida. A vida obriga-o a abrir sua própria caixa de Pandora.

País: Luxemburgo
Filme: Voices from Chernobyl (2016)
Direção: Pol Cruchten

Sinopse: Este filme não trata de Chernobyl, mas sim com o mundo de Chernobyl, sobre o qual sabemos muito pouco. Relatos de testemunhas que sobreviveram: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças … eles falam de suas antigas vidas diárias, em seguida, da catástrofe. Suas vozes formam uma súplica longa, terrível, mas necessária que atravessa fronteiras e nos estimula a questionar o nosso status quo.

País: Macedónia
Filme: The Liberation of Skopje (2016)
Direção: Danilo Serbedzija & Rade Serbedzija

Sinopse: Skopje 1941, cidade ocupada pelos alemães e seus aliados na Bulgária. Zoran, um menino testemunha os horrores da guerra. O pai de Zoran está fora de combate no exército partidário. A mãe de Zoran e um oficial alemão desenvolvem um carinho especial um pelo outro.

País: México
Filme: Deserto (2015)
Direção: Jonás Cuarón

Sinopse: Moises está viajando com um grupo de pessoas que tenta atravessar pela fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no norte. Em seu caminho, eles se deparam com um solitário homem americano, Sam, que assumiu as funções da patrulha na fronteira em suas mãos racistas. Agora terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumí-los.

País: Montenegro
Filme: The Black Pin (2016)
Direção: Ivan Marinovic

Sinopse: Peter, um sacerdote ortodoxo misantropo retorna à sua idílica península montenegrina para cuidar de sua mãe demente. Ele rapidamente entra em conflito com os moradores supersticiosos que procurarão maneiras criativas para expulsá-lo.

País: Marrocos
Filme: A Mile in My Shoes (2016)
Direção: Said Khallaf

Sinopse: Thriller psicológico que conta a história de uma criança que, nascida e criada na miséria e sofrimento, decide se vingar da sociedade que o marginalizou. Ambientada como pano de fundo uma cidade implacável cheia de desordem e pobreza, este drama social desolador ainda oferece uma visão sensível para a vida das crianças de rua. Apresentando um desempenho excepcional dos protagonistas Raouia e Amine, este conto fascinante descreve as consequências da vulnerabilidade, em um sistema que coloca os indivíduos uns contra os outros na luta pela sobrevivência.

País: Nepal
Filme: The Black Hen (2015)
Direção: Min Bahadur Bham

Sinopse: Estamos no ano de 2001, e um cessar-fogo temporário traz uma ruptura tão necessária para uma pequena aldeia devastada pela guerra no norte do Nepal, trazendo muita alegria entre os moradores. Prakash e Kiran, dois jovens muito amigos, também estão começando a sentir a mudança no ar. Embora sejam divididos por castas ou credos sociais, eles permanecem inseparáveis e começam a pensar na galinha dada a Prakash por sua irmã, com a esperança de economizar dinheiro com a venda dos seus ovos. No entanto, um dia a galinha desaparece. Para encontrá-la, eles embarcam em uma jornada, mas inocentemente desconhecem a tirania trazida pelo frágil cessar-fogo.

País: Países Baixos
Filme: Tonio (2016)
Direção: Paula van der Oest

Sinopse: Em 23 de maio de 2010, Tonio aos 21 anos foi atingido por um carro e levado para o hospital em estado crítico, onde morreu. Um trágico acontecimento que mudou drasticamente a vida de seus pais, que assistiram seu único filho passar por cuidados intensivos. A vida de Tonio deixou um legado de dor para seus pais que choram, e lutam, para impedir que suas próprias vidas se arrastaem para um espiral de tristeza.

País: Nova Zelândia
Filme: Uma Verdade Cintilante (2015)
Direção: Pietra BrettKelly

Sinopse: A preservação fílmica é um desafio no mundo inteiro. Mas nada se compara aos esforços de um grupo de dedicados cinéfilos afegãos em literalmente escavar o passado cinematográfico de seu país. A fim de recuperar mais de oito mil horas de filme, eles arriscaram a vida para conseguir se ocultar durante o regime Talibã. A história do cinema afegão estaria perdida, não fosse por esse corajoso grupo de amantes do cinema, que atualmente se esforça em preservar e restaurar obras de ficção e documentários produzidos no país.

País: Noruega
Filme: The King’s Choice (2016)
Direção: Erik Poppe

Sinopse: Na dia 9 de abril de 1940, os soldados alemães chegam à cidade de Oslo. O rei da Noruega enfrenta uma escolha que vai mudar seu país para sempre.

País: Paquistão
Filme: Mah e Mir (2016)
Direção: Anjum Shahzad

Sinopse: Um poeta moderno Jamal, que é contra a tradicional poesia Urdu lê a biografia de Mir Taqi Mir, um dos maiores poetas do século 18. E vê o reflexo de Mir em sua personalidade.

País: Palestina
Filme: The Idol (2015)
Direção: Hany Abu-Assad

Sinopse: Drama inspirado na incrível história de Mohammad Assaf, ganhador do programa árabe Idol, em 2013. Um jovem rapaz em Gaxa, Mohammad Assaf sonha em um dia cantar na Cairo Opera House, com sua irmã e sua melhor amiga, Nour. Um dia, Nour sofre um colapso e é levada ao hospital onde descobrem que ela precisa de um transplante de rim, deixando Mohammad com o desejo de um dia se tornar um famoso cantor em Cairo. Escapando de Gaza para o Egito contra todos os obstáculos, Mohammad começa a tão sonhada jornada de sua vida.

País: Panamá
Filme: Salsipuedes (2016)
Direção: Manuel Rodríguez & Ricardo Aguilar Navarro

Sinopse: A história de um jovem que retorna ao seu bairro no Panamá pela primeira vez desde sua infância no exílio, e se envolve no trágico legado de seu pai criminoso.

País: Peru
Filme: Videofilia (Y Otros Síndromes Virales) (2015)
Direção: Juan Daniel F. Molero

Sinopse: Um desajustado adolescente encontra on-line um preguiçoso estranho que está obcecado com teorias de conspiração e pornografia. Eles tentam ligar na vida real, mas eventos sobrenaturais começam a se revelar para orientar os seus destinos.

País: Filipinas
Filme: Ma’ Rosa (2016)
Direção: Brillante Mendoza

Sinopse: Rosa é dona de uma pequena loja de conveniências ligada a uma casa numa favela de Manila. Ela e seu marido Nestor usam a loja como disfarce para a venda de drogas ilegais.

País: Polônia
Filme: Afterimage (2016)
Direção: Andrzej Wajda

Sinopse: Uma impulsiva biografia do artista de vanguarda Wladyslaw Strzeminski, que lutou contra a ortodoxia stalinista e suas próprias deficiências físicas para avançar suas ideias progressistas sobre a arte.

País: Portugal
Filme: Cartas da Guerra (2016)
Direção: Ivo M. Ferreira

Sinopse: António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

País: Romênia
Filme: Sierranevada (2016)
Direção: Cristi Puiu

Sinopse: Três dias após o ataque terrorista contra os escritórios do semanário parisiense Charlie Hebdo e quarenta dias após a morte de seu pai, Lary, um médico em seus quarenta anos, está prestes a passar o sábado em uma reunião de família em homenagem ao falecido. Mas a ocasião não vai de acordo com as expectativas. Forçado a confrontar seus medos e seu passado e a repensar o lugar que ocupa no seio da família, Larry encontra-se limitações para contar a sua versão da verdade.

País: Rússia
Filme: Paradise (2016)
Direção: Andrey Konchalovskiy

Sinopse: O filme segue três pessoas cujos caminhos se cruzam durante um tempo na terrível guerra: Olga, uma emigrante aristocrática russa e membro da Resistência Francesa; Jules, um colaborador francês e Helmut, um oficial de alta patente alemã SS.

País: Arábia Saudita
Filme: Barakah com Barakah (2016)
Direção: Mahmoud Sabbagh

Sinopse: A elegante e estilosa Bibi (Fatima AlBanawi) está participando de uma sessão de fotos na orla de Jidá, quando o fiscal do município Barakah (Hisham Fageeh) chega para verificar as licenças.
Os caminhos de Bibi e de Barakah se cruzam em várias outras ocasiões, como uma centelha romântica palpável rapidamente que surge entre dois jovens que têm entre vinte e poucos anos e que vêm de diferentes estratos sociais.
Bibi foi criada no luxo de estilo ocidental por seus pais adotivos; o romântico e dramático Barakah reside em um bairro desorganizado notável por seu forte espírito de comunidade. Ele é o beneficiário do conselho diariamente de dois moradores idosos: o seu tio fumador de narguilé Daesh (Sami Hifny) e a parteira de voz estridente Saadia (Khairia Nazmi), que vive no apartamento do último andar do seu prédio e é uma fonte efervescente e abundante de remédios caseiros.

País: Sérvia
Filme: Train Driver’s Diary (2016)
Direção: Miloš Radović

Sinopse: As estatísticas mostram que durante a sua carreira profissional cada engenheiro ferroviário trabalhando para ferrovias, sem querer mata 15 a 20 pessoas. Esta é uma história sobre os inocentes assassinos em massa e suas vidas.

País: Cingapura
Filme: Apprentice (2016)
Direção: Boo Junfeng

Sinopse: Aiman é um agente penitenciário malaio de 28 anos de idade que foi recentemente transferido para a maior prisão da região. No novo local de trabalho, o jovem conhece Koon, um senhor chinês de 65 anos que é seu colega de trabalho. Logo, Aiman descobre um grave segredo sobre o carismático senhor.

País: Eslováquia
Filme: Eva Nová (2015)
Direção: Marko Škop

Sinopse: Eva faria qualquer coisa para reconquistar o amor do seu filho. Ela é uma alcoólatra recuperada, mas décadas atrás, ela era uma atriz famosa.

País: Eslovenia
Filme: Houston, We Have a Problem! (2016)
Direção: Ziga Virc

Sinopse: A corrida espacial e o pouso lunar da NASA são tanto parte da identidade nacional americana como também são bases para teorias da conspiração. “Houston, We Have a Problem!” acrescenta novo material para a discussão em ambas as frentes, investigando o mito de um acordo multi-secreto de bilhões de dólares envolvendo a compra do programa espacial da Iugoslávia pelos Estados Unidos no início dos anos 1960.

País: África do Sul
Filme: Call Me Thief (2016)
Direção: Daryne Joshua

Sinopse: Um filme baseado na verdadeira história de um jovem que se torna um contador de histórias na cadeia. Ambientado na década de 1960, o filme segue AB que vai para a prisão e durante este tempo usa o seu dom de contar histórias para sobreviver na cadeia e encontrar a sua redenção.

País: Coreia do Sul
Filme: The Age of Shadows (2016)
Direção: Kim Jee Woon

Sinopse: Década de 1920. Durante a ocupação japonesa da Coreia e da China, guerreiros pela independência enfrentam policiais e agentes secretos japoneses tentando contrabandear explosivos pela fronteira e utilizando meios violentos para alcançar os seus objetivos.

País: Espanha
Filme: Julieta (2016)
Direção: Pedro Almodóvar

Sinopse: Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

País: Suécia
Filme: Um Homem Chamado Ove (2015)
Direção: Hannes Holm

Sinopse: Ove é um mal-humorado de 59 anos de idade que foi, há anos, colocado como presidente da associação do condomínio e mantém o bairro com punho de ferro. Quando a grávida Parvaneh e sua família se mudam no terreno ao lado da casa de Ove, surge uma amizade inesperada. A comédia dramática sobre amizade inesperada, o amor e a importância de cercar-se com as ferramentas adequadas.

País: Suíça
Filme: Ma Vie De Courgette (2016)
Direção: Claude Barras

Sinopse: A história de um menino tímido de 9 anos de idade, com cabelo azul e olhos tão grandes como bolas de pingue-pongue, que acaba indo para um orfanato depois que sua mãe morre inesperadamente.
Filme de animação stop-motion dirigido por Claude Barras, escrito por Céline Sciamma e baseado no livro ‘Autobiographie d’une Courgette’ de Gilles Paris, publicado pela Librairie Plon.

País: Taiwan
Filme: Hang in There, Kids! (2016)
Direção: Laha Mebow

Sinopse: Em uma isolada aldeia de aborígenes de Taiwan, três filhos otimistas, enérgicos e brincalhões conhecem um professor deficiente com uma bela voz. Um dia, os três encontram uma fita de gravação do professor e decidem levar a fita para Taipei.

País: Tailândia
Filme: Karma (2015)
Direção: Kanittha Kwanyu

Sinopse: Filme dirigido por Kanittha Kwunyoo, que conta a história de um jovem que é forçado por seu pai para se tornar um monge. O jovem mais tarde desenvolve um relacionamento íntimo com uma menina da aldeia.

País: Tunísia
Filme: As I Open My Eyes (2015)
Direção: Leyla Bouzid

Sinopse: Verão de 2010, poucos meses antes da Revolução: Farah, 18 anos, acaba de se formar e sua família já a vê como uma futura médica. Mas ela não tem a mesma ideia. Ela canta em uma banda de rock política, é apaixonada pela vida, fica bêbada, descobre o amor e sua cidade de noite, contra a vontade de sua mãe, Hayet, que conhece a Tunísia e seus perigos muito bem.

País: Turquia
Filme: Cold of Kalandar (2015)
Direção: Mustafa Kara

Sinopse: A luta de uma família turca contra as adversidades. Mehmet é um homem que vive com sua família em uma aldeia numa montanha no Mar Negro. Ele ganha a vida criando alguns animais e fazendo busca de minerais para uma possível exploração comercial em uma mina nas proximidades, mas isso é visto como inútil por sua família.

País: Ucrânia
Filme: Ukrainian Sheriffs (2015)
Direção: Roman Bondarchuk

Sinopse: Um retrato tragicômico de uma equipe de dois homens xerifes em uma remota aldeia ucraniana perturbada por incidentes do cotidiano e por acontecimentos políticos.

País: Reino Unido
Filme: Under the Shadow (2016)
Direção: Babak Anvari

Sinopse: Enquanto mãe e filha tentam lidar com os horrores de uma Tehran pós-revolução, destruida pela guerra dos anos 80, um misterioso mau assombra seu lar.

País: Uruguai
Filme: Breadcrumbs (2016)
Direção: Manane Rodríguez

Sinopse: Drama inspirado na história de Liliana Pereira, uma ex-presa política da última ditadura no Uruguai (1973-1985). Ela foi presa em 1975 por suas ideias, foi torturada e perdeu a custódia de seu filho. Anos mais tarde, em 1982, Liliana decide voltar para casa e enfrentar o seu passado. Então, terá que escolher entre o que pede o seu coração e o que a sua consciência dita, e vai enfrentar o dilema de fazer acordos com seu filho e uma queixa coletiva preparada por um grupo de ex-companheiras da prisão.

País: Venezuela
Filme: De Longe Te Observo (2015)
Direção: Lorenzo Vigas

Sinopse: Caracas, Venezuela. Armando é o dono de um laboratório de próteses dentárias, que costuma caminhar pela cidade, buscando aproximar-se de rapazes. Ele oferece dinheiro para que os jovens o acompanhem até sua casa, para que possa se masturbar diante de sua nudez. Um dia, Armando faz a oferta a Elder, que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a oferta mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. Esse é o início de um complexo relacionamento entre eles, já que Armando volta a procurá-lo e Elder precisa de dinheiro.

País: Vietnã
Filme: Yellow Flowers On Green Grass (2015)
Direção: Victor Vu

Sinopse: História situada na zona rural do Vietnã durante a década de 1980, contada através dos olhos de Thieu, um menino de 12 anos e seu irmão mais novo Tuong.