Foi divulgada a vinheta da MFL – Mostra do Filme Livre, que chega à sua 17ª edição em 2018, exibindo a nata da produção independente, com homenagem a Olívio Tavares de Araújo e também com o curso Cinema e Memória com Hernani Heffner.

Conhecida por evidenciar a produção independente – filmes feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés mais autoral, a MFL é também pioneira na exibição de filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Em 2018, a mostra exibe 230 filmes de todo o Brasil. O homenageado desta edição será o crítico e cineasta paulistano Olívio Tavares de Araújo, com a exibição de quatro de seus filmes e debates.

A mostra terá entrada gratuita e realizará, além dos diversos debates, o curso Cinema e Memória com o pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ). A participação será gratuita e as inscrições serão realizadas pelo site da mostra em www.mostralivre.com, onde também é possível ver as datas do curso em cada cidade.

No Rio de Janeiro a MFL acontecerá de 21 de março a 15 de abril, e em São Paulo, de 22 de março a 16 de abril, sempre no Centro Cultural Banco do Brasil, depois a mostra acontecerá no CCBB de Brasília, de 24 de abril a 20 de maio.