Nesse mês teremos mais uma sexta-feira 13 para celebrar, e como de costume, alguns eventos são organizados nessa data, principalmente exibições de filmes de terror.

E dessa vez a Cinemateca Brasileira também irá entrar no clima do horror exibindo três filmes simultaneamente. São eles: “Halloween 5 – A vingança de Michael Myers” (1989), “Escola Mal-Assombrada” (1995) e “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” (1968) – todos com exibição em película.

11057274_767459093331925_9130857442488430084_n

Os filmes serão exibidos a partir das 22:00 em áreas diferentes da Cinemateca e com entrada gratuita. Confira abaixo os detalhes:

SEXTA 13/03
SALA PETROBRAS
22h00 – O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO
SALA BNDES
22h00 – ESCOLA MAL-ASSOMBRADA
TELA EXTERNA
22h00 – HALLOWEEN 5 – A VINGANÇA DE MICHAEL MYERS

Escola mal-assombrada (Gakkô no kaidan), de Hideyuki Hirayama
Japão, 1995, 35mm, cor, 104′ | Legendas em português | Exibição em 16mm
com Kasumi Toyama, Shiori Yonezawa, Hajime Atsuta
Jovem garota caminha pelo corredor de uma escola que por muitos anos está abandonado por causa de rumores de que ali existam assombrações. Quando a menina desaparece, seus colegas começam a procurá-la e descobrem que ela está trancada na escola. Eles precisam encontrar uma forma de tirá-la de lá. Mas temem que as histórias sobre fantasmas sejam verdadeiras. Cópia do acervo da Fundação Japão.
Classificação indicativa: 12 anos

Halloween 5 – A vingança de Michael Myers (Halloween 5), de Dominique Othenin-Girard
EUA, 1989, 35mm, 96′ | Legendas em português
com Donald Pleasence, Danielle Harris, Ellie Cornell, Beau Starr, Jeffrey Landman
Um ano mais tarde, após os eventos do Halloween 4, de 1988. Jamie Lloyd, sobrinha de Michael Meyers, passa a ter pesadelos com ele. Ela parece ter uma ligação telepática com o tio, sendo capaz de dizer ao Dr. Loomis, quando e onde ele vai atacar. Mas, quase sempre, é sempre tarde demais …. Quinta parte da série iniciada por John Carpenter em 1978. Em tempos de VHS, esta quinta parte era considerada a mais rara de ser encontrada pelos fãs da série. Cópia do acervo da Cinemateca Brasileira.
Classificação indicativa: 14 anos

O estranho mundo de Zé do Caixão, de José Mojica Marins
São Paulo, 1968, 35mm, pb, 82’
com José Mojica Marins, Vany Miller, Esmeralda Ruchel, George Michel Serkeis, Iris Bruzzi, Osvaldo de Souza, Luís Sérgio Person, Mário Lima
Filme que reúne três contos de terror apresentados por Zé do Caixão. Em “O Fabricante de Bonecas”, assaltantes invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas, cujo principal detalhe são os olhos realistas. Em “Tara”, um pobre vendedor de balões fica obcecado por uma garota que ele segue nas ruas. Em “Ideologia”, o excêntrico professor Oaxiac Odéz enfrenta um rival e tenta provar que o instinto prevalece sobre a razão, com fortes doses de canibalismo e sadomasoquismo. Mojica compôs também a canção título, interpretada por Edson Lopes e Titulares do Ritmo. Cópia do acervo da Cinemateca Brasileira.
Classificação indicativa: 16 anos

Para mais detalhes é só clicar aqui para ser redirecionado à página do evento no facebook. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, em São Paulo.