El Topo” (1970) é a obra mais cultuada do cineasta, poeta, quadrinista e psicomago Alejandro Jodorowsky, o filme foi o pioneiro dentre os títulos que receberam a alcunha de midnight movies.

Em sua composição, Jodorwsky parte de um western com bastante violência, para depois entrar numa trama espiritual e repleta de simbolismos. E para embalar as imagens tão poéticas que o filme possui, temos uma ótima trilha sonora, que é creditada ao próprio Jodorowsky.

As músicas de “El Topo” foram gravadas pelo misterioso grupo Shades of Joy, que além dessa trilha composta possui um disco lançado em 1969. As músicas que foram compostas para o filme reúnem vários elementos, jogue um pouco de jazz e funk e misture com o rock psicodélico e chegaremos no tom certo das composições. Apesar da psicodelia ser um elemento forte na trilha, ela não é predominante, pegamos por exemplo a música tema do filme: “The Desert is a Circle“, ela começa como uma legítima trilha de western, com instrumentos de sopro e que logo em seguida dão lugar a um funk com teclados bem marcantes.

Ao todo são creditados 15 músicos na execução da trilha, incluindo o guitarrista Jerry Garcia do grupo de rock psicodélico Grateful Dead.

Ouça abaixo a trilha sonora do filme.

Nome das faixas:
01 – “The Desert is a Circle”
02 – “Man of Seven Years”
03 – “Flute in a Quarry”
04 – “Together”
05 – “El Topo’s Dream”
06 – “Slowest and Saddest Waltz”
07 – “Freakout #1”