O premiado filme com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2017 “The Square – A Arte da Discórdia” (2017), do sueco Ruben Östlund, ganhará uma sessão especial seguida por debate aberto ao público na quarta-feira (7.02), no auditório do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

O evento, parceria entre a Pandora Filmes e a revista de ensaios Peixe-elétrico, será conduzido pelo editor Tiago Ferro, que recebe o psicanalista Tales Ab’saber. A dupla compartilha com o público olhares sobre o longa que arrancou elogios de Almodóvar ao focalizar um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. O filme parte do universo da arte para discutir limites e liberdades em uma crônica sobre o comportamento humano contemporâneo.

“The Square” nos leva até o beco sem saída no qual chegou a modernidade ocidental com seu projeto universalista de emancipação do homem. A sensação é que ética e estética afundam de mãos dadas sem qualquer tipo de salvação individual. Se a arte perde o pé dentro da trama, o filme acerta em cheio os dilemas dos nossos tempos“, comenta Tiago.

A trama do filme gira em torno de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao Museu que dirige em Estocolmo. Quando seu celular é roubado, Christian perde o controle de sua vida, afetando todos a seu redor e provocando consequências inesperadas.

The Square – A Arte da Discórdia” está em cartaz nos cinemas brasileiros e é um dos fortes candidatos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018.

Serviço

Debate Sobre o Filme “The Square – A Arte da Discórdia”
Data: 07.02 (quarta-feira)
Hora: 19h

Museu da Imagem e do Som

Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa | São Paulo – SP, Brasil | CEP 01449-000
Contato: (11) 2117-4777
Site: www.mis-sp.org.br
Entrada franca – retirada com uma hora de antecedência na recepção do museu